cimento
Brunno Marinho Almeida
Jamil Issa Coimbra
Rayanne Arlynn Moraes
Mateus Nunes Mendes
Universidade Ceuma - UniCeuma, ceumaec@hotmail.com.
Resumo:O objetivo deste trabalho foi comparar a sustentabilidade e aplicabilidade do concreto de cimento Portland utilizando diferentes agregados (PET, EPS e FC) com o concreto Portland simples, este último alvo principal do estudo. Os agregados utilizados substituíram a brita geralmente utilizada no concreto simples e seguiram basicamente o mesmo traço. Fora utilizado cimento Portland Composto CP II-E-32 fornecido pela COMPANHIA INDUSTRIAL DE CIMENTO APODI. Foram confeccionados 10 corpos de prova cilíndricos, conforme NBR 5738. Destes, 5 foram guardados como amostra e o restante foi separado em dois grupos, sendo 10 corpos secos e 10 com absorção de agua, e submetidos a teste de compressão conforme NBR 5739 na idade de 7 dias. Devido a não uniformidade nos corpos, por falhas na confecção, fora considerado apenas os maiores valores de cada grupo de corpos, chegando a uma média de8,623 MPa para o corpo seco e 8,748MPa para o corpo com absorção, de acordo com que regi a NBR 5739 o minimo exigivel para resistência a compresão do concreto é de 20 mpa para bloco estrutural, sendo que a NBR 7173, todos os concreto se mostrou viável para a confecção de blocos estrutural de vedação.
Palavras-chave: concreto, mistura, propriedades, estrutura, aplicabilidade.
1. INTRODUÇÃO
Ele é constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.
Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam