Cimento
FACULDADE DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
DESENHO BÁSICO
LUIZ HENRIQUE BECKER MOREIRA
MANAUS - 2012
INTRODUÇÃO
A palavra polígono advém do grego muitos (poly) e ângulos (gon). Os gregos foram os primeiros a estudar os polígonos, destacando-se Euclides, que em sua obra Elementos aborda a construção de polígonos regulares. Por muito tempo, foram possíveis somente a construção de polígonos múltiplos de dois, três e cinco. Foi somente com Gauss, no século dezoito, que se foi capaz de ultrapassar essa marca, quando ele conseguiu realizar o polígono de 17 lados. Outro grande contribuidor do assunto foi Euler, que ajudou a introduzir notações importantes nas fórmulas usadas por Gauss. Com o avanço do estudo dos polígonos, foi possível o cálculo das cordas usadas para calcular o seno, cosseno e tangente de ângulos, além de várias outras aplicações derivadas, tanto para a engenharia como para outras áreas.
Os polígonos estrelados são uma importante ligação entre a teoria dos números e a geometria, e seu estudo também é de grande importância nas mais variadas áreas, como por exemplo na construção de ferramentas gráficas, jogos, entre outras coisas. Este relatório tem, portanto, o objetivo de fazer um estudo sobre características dos polígonos regulares convexos e estrelados, a fim de se aprofundar os conhecimentos sobre tais assuntos, com especial visão para a disciplina de desenho básico.
1. POLÍGONOS REGULARES CONVEXOS
“Cada lado de um polígono é um segmento de reta, que pertence a uma reta suporte. Esta reta divide o plano que a contém em dois semiplanos. Quando todos os pontos de um polígono pertencem a somente um dos semiplanos que a reta que contém um de seus lados determina, diz-se que o polígono é convexo. A situação contrária denomina o polígono de não convexo. Como exemplo, temos os polígonos estrelados.” [REIS, Jorge Henrique de Berredo. Desenho geométrico, p.