Drenagem de águas pluviais
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem .
A microdrenagem inclui a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte do sistema todos os componentes do projeto para que tal ocorra.
A macrodrenagem inclui, além da microdrenagem, as galerias de grande porte ( D > 1,5m ) e os corpos receptores tais como canais e rios canalizados. O sistema de drenagem vai atender as necessidade da cidade em relação a durabilidade das construções e também para diminuir os danos causados pela água, pois ela afeta diretamente na estética das construções, já uma vez empossada chega a manchar a pintura. Numa residência ou num prédio deve ser feito um sistema para que essa água proveniente da precipitação chegue até a rede de esgoto, pelo caminho mais rápido. No Brasil o sistema utilizado para a drenagem da água pluvial é separado da rede de esgoto sanitário, assim denominado Sistema Separador Absoluto. Isto se deve já que as vazões pluviais são bastante superiores as dos esgotos sanitários.
2 - Drenagem no Brasil
No Brasil, institucionalmente, a infra-estrutura de microdrenagem é reconhecida como da competência dos governos municipais que devem ter total responsabilidade para definir as ações no setor, ampliando-se esta competência em direção aos governos estaduais, na medida em que crescem de relevância as questões de macrodrenagem, cuja referência fundamental para o planejamento são as