Drenagem de aguas pluviais
NOVEMBRO 2002
SISTEMAS DE DRENAGEM DE
ÁGUAS PLUVIAIS DE
COBERTURAS INCLINADAS
Susana Patrícia C.C.
Rocha Lobo
A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de
Edifícios do 11º Mestrado em Construção do
Instituto Superior Técnico
1.INTRODUÇÃO
1.1. Necessidade básica de cobrir os edifícios
Proteger –se da água de precipitação é a primeira necessidade do Homem frente à natureza. A forma mais elementar de protecção consistia nuns quantos ramos e peles, elementos aos quais se acedia com facilidade. Os materiais cerâmicos e o corte da pedra foram o passo seguinte através da pendente e da sobreposição das peças, garantindo uma cobertura durável e capaz de conduzir as águas até aos pontos mais baixos para sua recolha e evacuação.[1]
Fig.1 – Cobertura de colmo
Fig.2 – Cobertura em xisto
Esta monografia pretende abordar o tema das coberturas inclinadas sob o ponto de vista da concepção e execução dos sistemas de drenagem.
Sistema de drenagem em coberturas significa receber e encaminhar as águas pluviais que correm superficialmente na cobertura para o solo, a fim de proteger as pessoas que passam e o próprio edifício, nomeadamente as paredes exteriores junto aos beirados, as últimas peças de revestimento da cobertura e também o terreno e fundações.
Perante isto torna - se, então, necessário:
-
Conhecer o enquadramento do sistema de drenagem no funcionamento da cobertura e a sua constituição. Dimensionar os receptáculos para que sejam eficientes relativamente à quantidade de água que recebem e escoam.
Assim, a fim de explorar as premissas acima referidas estruturou-se o trabalho em três partes. A primeira, que pretende estudar os factores condicionantes e decisivos à necessidade de drenar coberturas inclinadas, procurando perceber o funcionamento da cobertura inclinada e os efeitos bioclimáticos que mais influem nesse funcionamento.
A segunda parte procura conhecer as regras de dimensionamento do sistema e as peças que