Artrópodes em serrapilheira em diferentes áreas no instituto são vicente em campo grande-ms.
Caciolato, N. 1, Lima, C. A.1, Rodrigues, S. Y.1, Sandim, M. P.1
1Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Analisar a diversidade de artrópodes em serrapilheira de diferentes ambientes no Instituto São Vicente (020º 30’ 00,1’’ S e 054º 36’ 16,6’’ W) no município de Campo Grande - MS. Os dados foram obtidos nos dia 28 de agosto a 05 de outubro de 2012, em duas áreas: aberta e fechada, em mata de galeria. Para a coleta, foram feitas 4 coletas em cada área e utilizado o funil de Berlese-Tullgren adaptado para triagem. Foram encontrados 120 indivíduos. A área fechada possui maior riqueza devido a quantidade de serrapilheira depositada no solo. A quantidade de formigas está diretamente ligada a quantidade de abrigo e de alimento.
Palavras-chave: artrópodes, ambientes, mata de galeria.
INTRODUÇÃO
Os artrópodes constituem um grande agrupamento de animais. Foram descritos pelo menos ¾ de um milhão de espécies – mais do que 3 vezes o numero de todas as outras espécies animais combinadas. A tremenda diversidade adaptativa dos artrópodes permitiu-lhes sobreviver em virtualmente todos os habitats; são talvez, de todos os invasores do habitat terrestre, os de maior êxito (BARNES, RUPPERT, 1996).
Os artrópodes incluem as aranhas, escorpiões, ácaros, crustáceos, centopéias, insetos e alguns outros grupos menos conhecidos (RIBEIRO-COSTA, ROCHA, 2006).
Se denominam artrópodes ou articulados, os animais desprovidos de esqueleto interno, invertebrados cujo corpo, exteriormente, se acha revestido por uma matéria conhecida sob o nome de quitina (SANTOS, 1982).
A mata de galeria é caracterizada como floresta tropical sempre verde, sua fisionomia é comumente associada aos solos hidromórficos, com excesso de umidade na maior parte do ano devido ao lençol