cimentação
“A Carta Geotécnica traz informações sobre todas feições geológicas e geomorfológicas de uma determinada região quanto ao seu comportamento frente a um determinado tipo de ocupação. É essencialmente um instrumento de planejamento do uso do solo, de gestão geológica do uso do solo. As mais comuns são as CGs orientadas à ocupação urbana.
Definem as zonas que não podem ser ocupadas de forma alguma e aquelas que podem ser ocupadas uma vez obedecidos os critérios técnicos estipulados pela Carta.
As Cartas Geotécnicas relacionam-se diretamente com Planos Diretores e Códigos de Obra.”
“A Carta de Riscos delimita em uma área ou região já ocupada as zonas ou os compartimentos submetidos a um determinado tipo de risco (por exemplo, escorregamentos) frente a um determinado tipo de ocupação (por exemplo, urbana), definindo os diferentes graus de risco e as providências necessárias associadas a cada um desses graus. Geralmente é realizada para uma situação já com problemas detectados e/ou acontecidos e é mais comumente um instrumento de ações corretivas e de Defesa Civil.
As Cartas de Riscos relacionam-se diretamente com Serviços Corretivos e Planos Emergenciais e Contingenciais de Defesa Civil.”
A Questão Problema envolve um município, cuja extensão territorial é de 3.000 km2, apresenta diversidade de relevo (de suave-ondulado a íngreme), de rochas (ígneas, sedimentares e metamórficas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo, dobramento e falhamento) e de solos (desde solos mais rasos e jovens até solos mais profundos e antigos).
Na qualidade de técnico contratado para produzir a carta de risco geológico-geotécnico desse município, redija texto dissertativo, explicando os principais procedimentos de produção dessa carta, que deve ser fundamentada em informações de geotecnia, geomorfometria e geologia. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) metodologia a ser utilizada na produção da referida