Cilindro elétrico
medidor de vazão
Disciplina: Automação
Professor: Giovane Gai Soares
Alunos: Alisson Varela, Renato Barcellos.
Passo Fundo, Agosto de 2012.
introdução
A medição da vazão num sentido mais amplo é a determinação da quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local numa unidade de tempo, podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo.
A quantidade total movimentada pode ser medida em unidades de volume (litros, mm3, cm3, m3, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, Kg, toneladas, libras). A vazão instantânea é dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m3/hora, galões/min). No caso de gases e vapores, a vazão instantânea pode ser expressa, em Kg/h ou em m3/h. Quando se mede a vazão em unidades de volume, devem ser especificadas as "condições base" consideradas. Assim no caso de líquidos, é importante indicar que a vazão se considera "nas condições de operação", ou a 0 °C, 20 °C, ou a outra temperatura qualquer. Na medição de gases, é comum indicar a vazão em Nm3/h(metros cúbicos normais por hora, ou seja, a temperatura. de 0 °C e a pressão atmosférica) ou em SCFM (pés cúbicos standard por minuto - temperatura. 60 °F e 14,696 PSIa de pressão atmosférica).
Podemos dizer que; 1 m3= 1000 litros,1 galão (americano) = 3,785 litros, 1 pé cúbico = 0,0283168 m,31 libra = 0,4536 Kg
Existem dois tipos de medidores de vazão, os medidores de quantidade e os medidores volumétricos.
Medição de vazão por quantidade
São aqueles que, a qualquer instante permitem saber que quantidade de fluxo passou mas não a vazão do fluxo que está passando. Exemplo: bombas de gasolina, hidrômetros, balanças industriais, etc.
Figura 1: exemplo de um medidor de Vazão por quantidade.
HIDRÔMETRO