Ppra
Senac / Araraquara
Nome: Bruno Moreira de Oliveira
Nº: 02
Sala: 16
Curso: Técnico em segurança do trabalho
Higiene Ocupacional
1. Conceito
Higiene ocupacional: visa à prevenção da doença ocupacional por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais.
Fases * Antecipação (fase de prevenção de riscos.) * Reconhecimento (identificação de riscos.) * Avaliação (constatação da presença do agente com quantificação.) * Comparação com limite de tolerância. * Controle (medidas a serem adotadas após a comparação.)
2. Áreas de Interação da Higiene Ocupacional
* Segurança do trabalho. * Gestão ambiental. * Medicina do trabalho. * Ergonomia. 3. Conceito de higiene em algumas referências
American Industrial Higiene Association (AIHA) / Organização Internacional do trabalho (OIT): higiene ocupacional é uma ciência devotada ao reconhecimento à avaliação e ao controle dos fatores e estressores ambientais, presentes no local de trabalho ou oriundos deste, os quais podem causar doenças, degradação da saúde ou mal estar, ou desconforto significativo ou ineficiência ou cidadões de uma comunidade.
4. Conceito de limite de tolerância / Exposição
Os limites de exposição referem-se a concentrações de substancias químicas dispersas no ar (assim como a intensidade de agentes físicos de natureza acústica, eletromagnética, ergonômica, mecânica e térmica.)
E representam condições nas quais se acredita que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, dia após dia, sem sofrer efeitos adversos à saúde.
5. Entidades a Associações da Área de higiene Ocupacional. * Associações brasileiras de prevenção de acidentes. (ABPA) * Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (APAEST) * Fundação Jorge Duprat Figueíredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) * Associação Brasileira de Higienistas