Relatorio de estagio em uma padaria
O setor de panificação se enquadra o risco de terceiro (3) grau. O processo de panificação muitas vezes é artesanal ainda, apesar de todo cuidado não são constatados os diversos fatores de riscos ocupacionais presentesnos ambientes de trabalho podem apresentar diversificados agente de riscos. Alem dos fatores nocivos ambientas, existem condições físicas, organizacionais, administrativas e técnicas existentes nos locais de trabalho que podem propiciar a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças.
A atividade laboral dos envolvidos no processo de panificação pode lhes causar conseqüências negativas para a saúde, sendo algumas delasas enfermidades alérgicasrespiratórias e outras.
Ao longo da história da humanidade muitas mortes, doenças de inúmeros trabalhadores tiveram como causa o seu ambiente de trabalho. Desde as épocas mais remotas grande parte das atividades, às quais o homem tem se dedicado, apresenta uma série de e riscos em potencial, freqüentemente concretizados emlesões que afetam sua integridade física ou sua saúde.
Estimativas conservadoras da Organização Internacional do Trabalho - OIT revelam que vem ocorrendo cerca de 270 milhões de acidentes do trabalho e 160 milhões de doenças profissionais por ano em todo o mundo, o que equivale a 685 mil acidentes do trabalho pordia, 475 por minuto e 8 por segundo, dentre os quais aproximadamente 360 mil são fatais.
O grande percentual de acidentes representado pelas ocorrências no setor da indústria de alimentação, especificamente na indústria de panificação, em 1996, segundo levantamento efetuado peloSindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitariase Afins de São Paulo, os acidentes com máquinas representaram cerca de 70% dos casos de doenças e acidentesgraves, sendo que, desse percentual, mais da metade foram com as máquinas cilindros de massa.
Figura 1- Maquina Cilindro de Massa.
Figura 2- Maquina cilindro de Massa
1.1 CARACTERIZAÇÕES DA