Pneumatica
ELETROPNEUMÁTICA
E
ELETROHIDRÁULICA
Prof. Cezar Tieghi
- 2012 -
Sumário
Componentes elétricos 5
Componentes dos circuitos elétricos 16
Elementos de Processamento de Sinais 16
Elementos de saída de sinais 20
Circuitos eletropneumáticos 23
Método de minimização de contatos 33
Método de Maximização de Contatos 43
Exercícios eletropneumáticos 54
Exercícios eletrohidráulicos 58
Conclusão 66
COMPONENTES ELÉTRICOS
Os componentes elétricos utilizados nos circuitos são distribuídos em três categorias:
- os elementos de entrada de sinais elétricos,
- os elementos de processamento de sinais,
- e os elementos de saída de sinais elétricos.
Elementos de Entrada de Sinais
Os componentes de entrada de sinais elétricos são aqueles que emitem informações ao circuito por meio de uma ação muscular, mecânica, elétrica, eletrônica ou combinação entre elas. Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar as botoeiras, as chaves fim de curso, os sensores de proximidade e os pressostatos, entre outros, todos destinados a emitir sinais para energização ou desenergização do circuito ou parte dele.
Botoeiras
As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como pulsadoras ou com trava.
As botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento.
Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é