Cigarro
Principais doenças causadas pelo cigarro, fumante ativo e passivo, tabagismo, fumaça do cigarro
Pulmão saudável (esquerda) e de um fumante (direita): cigarro é uma das principais causas de doenças respiratórias
Introdução
O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças.
Principais doenças causadas pelo cigarro:
- Câncer de pulmão
- Câncer de boca
- Câncer de laringe
- Câncer de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Aneurisma arterial
- Rinite Alérgica
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Angina
Portanto, a melhor saída é parar de fumar imediatamente, antes de desenvolver uma destas doenças. Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício.
Importante: o fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.
TABAGISMO (CIGARRO)
Apesar do cigarro causar danos a saúde, alguns carreteiros acreditam que a droga os ajuda a esquecer os problemas da profissão – como estradas mau conservadas e falta de segurança -, a viajar por mais tempo - sem ter que fazer uso de rebites para se manter acordados- e conseguir mais frete para aumentar o faturamento do mês. Porém todas essas vantagens