Tui Na
É um método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É uma das mais antigas formas de medicina da humanidade, sendo uma das matérias abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, na qual são usadas manipulações para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos.
As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tui Na aja nos pontos, canais e colaterais, ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, pode desobstruir os canais e colaterais, promovendo a circulação sanguínea e regulando o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal.
Pesquisas modernas provam que de fato melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, traz recuperação mais rápida para as várias lesões. Além disso, como o Sistema Nervoso, na função de controlar a microcirculação dos órgãos internos se conecta com a pele, sendo aplicado em pontos específicos sobre a superfície do corpo, pode regular, também, a microcirculação dos órgãos internos, que ajusta o funcionamento dos mesmos. Podendo exercer efeito sobre o Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças e para tratar a hipertensão e a neurose.
O Tui Na pode ser usado para tratar várias disfunções, tais como as várias lesões dos tecidos moles, como também, muitos outros tipos de doenças, na ginecologia, cirurgia, neurologia, na pediatria, nos cinco órgãos dos sentidos, etc. É especialmente recomendado no tratamento de pacientes infantis e idosos.
Utilizado não somente para tratar doenças, mas, para proteger e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa ser contida no seu início. É um método medicinal seguro e simples e não produz efeitos colaterais
Atualmente, na China, está dividido em vários ramos: Tui Na Adulto, Tui Na Infantil, Ortopedia e Traumatologia, Cosmetologia, Prevenção