Sistemas Operacionais
Ao longo do tempo
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sumário
Introdução 1
Princípios dos SO's 2
Sistemas Operacionais 3 MS-DOS 3 Unix 3 Windows 4
Vantagens 5 MS-DOS 5 Unix 5 Windows 5
Desvantagens 6 MS-DOS 6 Unix 6 Windows 6
Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8
Referências Virtuais 8
Introdução
Este artigo tem por objetivo principal, apresentar a função e a importância dos sistemas operacionais dentro de um computador, sua integração com o hardware. Ainda, ter uma visão geral da evolução dos sistemas operacionais, observando os avanços década por década, mostrando algumas características de cada avanço. E por fim, mostrar um breve histórico de alguns dos principais sistemas operacionais que se destacaram dentro da evolução dos sistemas operacionais, como por exemplo MS-DOS, WINDOWS, UNIX, OS/390.
Princípios dos SO's
Hoje em dia existe muitos sistemas operacionais práticos, seguros, eficientes, e com um bom desempenho. Antigamente os sistemas operacionais eram muito complexos, tão complexos que ainda não eram usados em casa enquanto só pessoas com conhecimentos técnicos usavam eles. Alguns deles foram evoluindo e se adaptando de acordo com as necessidades dos usuários até os dias de hoje enquanto outros foram descontinuados.
Aqui vai uma boa lista dos sistemas operacionais criados nos anos 60, onde ter um computador era só tarefa de programadores e grandes empresas que precisavam.
CTSS (Compatible Time-Sharing System, sistema compatível de tempo compartilhado) era um dos primeiros sistemas, foi desenvolvido no centro de computação da MIT, ele foi demonstrado primeiramente em 1961, e foi até 1972 operado na MIT. Foi Fernando J. Corbató o líder do projeto.
TSS (Time Sharing System, sistema de tempo compartilhado) refere-se a utilizar um recurso entre muitos usuarios de multitasking. Desenvolvido pela IBM.
Multics (Multiplexed Information and Computing Service, serviço multiplexed de informação e