Ciencias
- motores universais (CA ou CC)ou de escovas, tais como os usados num liquidificador: uma mudança na tensão de alimentação altera a rotação;
-motores de gaiola: são os motores comuns . Para mudança de velocidade são usados componentes externos, os variadores de freqüência(não sei se é este o sentido da pergunta).
-motores de gaiola com numero de pólos variável: uma mudança na alimentação altera o numero de pólos, mudando a rotação. São os motores Dahlender.
-existem algumas outras variáveis, mas a grande maioria pertence aos tipos acima descritos. rotação conforme a tensão aplicada. Nos trifásicos é possível um sistema de enrolamento das bobinas que uma mudança de ligações altera eletricamente o numero de pólos. Por exemplo você pode ter um motor 6 e 8 pólos, só com alteração das ligações. Chama-se motor Dahlender. A chave de comutação é parecida com uma chave estrela/triângulo. É usado (mais comumente ) em maquinas de usinagem devido ao fato de dispensar um jogo de engrenagens.
Não sei se existem Dahlender de mais de duas velocidades; o que se usa agora é um variador de freqüência, bem mais prático Existem três tipos de arranjos de ligação, que fornecem três situações: Conjugado constante, Potência constante e Conjugado variável. A escolha depende do tipo de carga que será acionada. Por exemplo: nas bombas centrífugas e ventiladores, o conjugado aumenta quadraticamente com a velocidade, portanto é variável.>>>>Na modalidade conjugado constante, o conjugado nas duas rotações é constante e a relação de potência é de 0,63:1. Exemplo: Motor 0,63/1CV, IV / II pólos D / YY >>>>Na modalidade Potência constante, a relação de conjugado é de 1:2 e a potência permanece constante. Exemplo: Motor 10 / 10 CV, IV / II pólos, YY / D. >>>>>Na Modalidade Conjugado Variável a relação de potencia é de 1:4. Exemplo: Motor 1 / 4 CV, IV/II pólos, Y / YY.