ciencias
O orangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam "pessoa da floresta")[1] é um género de exclusivamente duas espécies asiáticas de Grandes primatas. Nativo da Indonésia e da Malásia, os orangotangos são encontrados somente nas florestas tropicais do Bornéu e da Sumatra. Classificado no género Pongo, orangotangos foram considerados uma espécie. No entanto, desde 1996, eles foram divididos em duas espécies: o orangotango-de-bornéu (P. pygmaeus) e o orangotango-de-sumatra (P. abelii). Para além disso, a espécie doorangotango-de-bornéu está dividida em 3 subespécies. Os orangotangos também são as únicas espécies sobreviventes da subfamília Ponginae, que também incluiu várias outras espécies como o gigantopithecus, o maior primata conhecido. Ambas as espécies tiveram o seu genoma sequenciado e parecem ter divergido há cerca de 400.000 anos atrás. Orangotangos divergiram do resto dos grandes primatas há aproximadamente 15,7-19,3 milhões de anos atrás.
Pássaros são aves. Geralmente são de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.
As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem Araneae da classe dos aracnídeos, que está dividida em duas subordens: a mais diversa e abundante Opisthothelae (que contém os táxons