Ciencias
O avestruz apresenta como característica marcante seu tamanho (pode atingir até 2,80m de altura) e sua incapacidade de voar. Essa ave proporciona uma diversidade de produtos (carne, plumas, couro, ovos...) fazendo com que o produtor tenha uma variável fonte de renda através de um único animal.
As principais raças comercializadas são a Black Neck (animal já com considerável seleção genética), Blue Neck (agressividade marcante) e Red Neck (também de agressividade marcante). É preciso destacar que o avestruz por ser uma ave pode ser acometido pelas mesmas doenças, por exemplo, dos frangos de corte (as principais são a gripe aviária e a Newcastle).
Os cuidados para se construir as instalações dos animais são as mesmas que devemos tomar para outras criações. Piquetes que permitam a movimentação dos animais, cuidados em relação a sombreamento (bem estar animal), distribuição adequada de água e comedouros suficientes para todos os animais devem ser dimensionados. Deve ser priorizado o uso de forrageiras que suportam o pisoteio e o pastejo dos animais (mesmo sabendo que a alimentação será oferecida no cocho).
A alimentação pode ser baseada em alguma gramínea de alto valor nutricional (NDT, PB) como fenos de alfafa ou semelhantes e suplementados com ração comercial para avestruzes (pode ser encontrada sem dificuldade no comércio).
Tratando-se de mercado, a criação de avestruz pode ser muito rentável, tendo-se um controle bastante rígido quanto aos custos de produção. Uma das áreas mais rentáveis atualmente é a de venda de reprodutores. Como a atividade está crescendo, novos criadores surgem a cada dia necessitando de matrizes e reprodutores para a atividade.
A atividade deve ser implantada com a ajuda de um profissional da área, alguns aspectos biológicos das aves. Um dos principais gargalos está na segmentação da cadeia produtiva que ainda não está completa (principalmente frigoríficos para o abate das aves e sua