ciencias
Assunto central: “A história da vaquinha” leitura e interpretação.
Objetivos: Confrontar e argumentar com objetividade e clareza ao expor os fatos. Identificar aspectos explícitos e implícitos percebendo as relações interlocutivas,
Atribuir significado que extrapolem o texto lido.
Ser coerente ao tema proposto nas produções textuais.
Compreender a função social e cognitiva da escrita em suas práticas diárias.
Cronograma e recursos:
3h/aulas, rádio, pendrive, textos impressos, papel “bobina”.
Conteúdos
Análise e reconhecimento das intenções no discurso do outro.
Reconhecimento da intencionalidade no texto;
Idéias principais e secundárias (significado/ significação);
Atribuição de sentidos, articulando texto/contexto e situacionalidade;
Princípios da textualidade: (Intencionalidade)
Procedimento:
A aula será iniciada com a leitura do texto: “A vaquinha” de autor desconhecido, primeiro os alunos leem em silêncio, depois o professor lê em voz alta.
Na sequência será iniciada uma discussão sobre a ideia principal do texto e cada aluno dera a sua opinião, então, o professor começará a fazer inferência sobre a ideia principal do texto e a (as) ideia(s) secundárias.
Colocar a música “Tempo perdido” Legião Urbana, para os alunos ouvirem, comparar as ideias principais da música, retomar as inferência sobre as ideias principais, neste caso o tempo que todos temos e ao mesmo tempo não temos. Entregar a letra da música para que os alunos leiam. Ouvir uma terceira música “Toda criança quer” Palavra Cantada. Realizar ao mesmo procedimento com o material.
Formar grupos de quatro alunos, e pedir que eles façam uma produção escrita coletiva, expondo o que está sendo “A vaquinha na vida deles”, se eles acham que por algum motivo estão acomodados, o que eles estão fazendo com seu tempo, será que ele não está sendo “Tempo Perdido”, e principalmente o que eles enquanto “Toda Criança Quer”.
Expor as produções textuais na