Ensaio abrasão e granulometria
FIGURA 1 -
Peneiras em máquina vibratória
06
FIGURA 2 -
Séria de peneiras de abertura de malha conhecida
07
FIGURA 3 -
Medidas máquina de abrasão
10
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVO. 04
3 MATERIAIS E MÉTODOS 05
4 DESENVOLVIMENTO 05
4.1 ENSAIO 01: COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DA AREIA 07
4.2 ENSAIO 02: COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DA BRITA 08
4.3 ENSAIO 03 DETERMINAÇÃO DA ABRASÃO “LOS ANGELES” 09
5 CONCLUSÃO 12
6 BIBLIOGRAFIA 13
1 INTRODUÇÃO
Foram realizados dois ensaios na aula laboratorial do dia 18 de fevereiro: Ensaio para Determinação da composição granulométrica com base na NBR – 7217 e o Ensaio para Determinação da abrasão Los Angeles com base na NBR – 6465. A seguir, exemplificaremos passo a passo do que foi realizado em aula.
A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras do concreto. A finalidade primordial dos estudos granulométricos é encontrar a composição granulométrica que dê a maior compacidade possível, requerendo boa pasta de aglomerante, acarretando economia e aumento da resistência dos concretos. As especificações fixam limites de granulométricos entre os quais deve estar compreendida a composição granulométrica de um agregado a ser empregado em concreto.
Abrasão é relacionada ao desgaste superficial dos grãos do agregado quando sofrem atrição. A resistência à abrasão mede, portanto, a capacidade que o agregado tem de se não alterar quando manuseado: carregamento, basculamento ou estocagem.
2 OBJETIVO
Para o Ensaio da Determinação da Composição Granulométrica, o objetivo é determinar a composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos. Para o Ensaio para Determinação da Abrasão Los Angeles, o objetivo é determinar o desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na máquina “Los Angeles” juntamente com a carga abrasiva,