Ensaio de Abras o Los Angeles
ENSAIO DE ABRASÃO “LOS ANGELES”
Aluna: Thyena Milay Rodrigues dos Reis
Disciplina: Construção Civil
Professor (a): Gustavo Tavares
Turma: Edificações
Turno: Vespertino
Belo Horizonte, Julho de 2015
Ensaio de Abrasão Los Angeles
É um ensaio que tem como objetivo determinar o desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na máquina “Los Angeles” juntamente com uma carga abrasiva.
O ensaio, de acordo com norma DNER-ME 035/98, consiste em obter certa quantidade de agregado, cinco ou dez quilos, satisfazendo a determinada granulometria, e submetê-la a choques e desgastes durante a rotação de um tambor metálico de 80 centímetros de diâmetro a uma velocidade de 30rpm a 33rpm. O efeito é intensificado pela presença de doze bolas de aço e o ensaio é concluído após 500 ou 1000 rotações a depender da faixa granulométrica. Posteriormente, o material é peneirado e o desgaste aferido pela razão entre a quantidade de material que passou na peneira de 1,7mm após o ensaio e a quantidade total colocada inicialmente no tambor.
A execução deste ensaio requer os seguintes aparelhos e materiais:
Balança com capacidade de pelo menos 20 kg, sensível a 1 g.
Carga abrasiva - consistirá de 12 esferas de aço com aproximadamente 47,6 mm de diâmetro, cada uma pesando entre 390 e 445 g, e tendo o peso total de ± 5000g. Esferas de ferro fundido poderão ser usadas, com as mesmas dimensões e carga, apresentando superfície uniforme e composição química de acordo com os limites seguintes:
a) carbono combinado (Ccomb.) no mín. 2,50%
b) grafite (Cgraf.) no máx. 0,25%
c) manganês (Mn) no máx. 0,50%
d) enxofre (S) no máx. 0,08%
e) fósforo (P) no máx. 0,25%
f) silício (Si) no máx. 1,00%
Estufa capaz de manter a faixa térmica de trabalho entre 105ºC e 110ºC.
Máquina “Los Angeles”. (A máquina deverá ser fabricada, fixada e operada para manter uma velocidade periférica uniforme.)
Peneiras de malhas quadradas com caixilhos metálicos e aberturas, de