materiais de construção
Há 13,7 bilhões de anos antes de nós, tudo o que já existiu começou com um feixe de energia menor que um átomo, por razões até então desconhecidas, esse feixe explodiu e passou de um tamanho menor que um átomo para maior que uma galáxia. O “Big Bang” criou toda energia que existe hoje, a qual deu vida as estrelas, que alimentaram qualquer coisa que já viveu. Trezentos milhões de anos após o “Big Bang”, surgem os primeiros átomos de hidrogênio, e os primeiros átomos estouram, entretanto não se espalham uniformemente, porque nos pequenos bolsões com mais átomos, a gravidade começa a trabalhar e as primeiras galáxias iniciam sua formação.
Há 13,4 bilhões de anos antes, dentro das galáxias em formação, a gravidade começa a apertar nuvens de gás e pó, fazendo com que a pressão e calor subam violentamente, quando a temperatura atinge 10 milhões de graus célsius, átomos de hidrogênios chocam-se, formando um novo elemento, o hélio, o hélio em lítio, e assim por diante, forjando os 25 elementos mais comuns que precisamos para viver, incluindo o carbono, o oxigênio, o ferro e o nitrogênio. No entanto ainda existem elementos muito pesados para serem produzidos nas estrelas, como o cobre, o ouro e o urânio, por exemplo, alguns elementos foram criados de outra forma, as estrelas não têm energia suficiente para fazer o trabalho, milhões de anos após as primeiras estrelas se formarem algumas delas explodiram, essas explosões são conhecidas como “super novas”, as “super novas” forneceram o impulso extra de energia para fundir os elementos mais pesados, as estrelas explodem e renascem, e cada geração com mais elementos pesados que a anterior.
Há 4,6 bilhões de anos antes, uma nova estrela nasce, o Sol. Ele é tão grande que reúne 99% do gás da poeira do sistema solar, todavia ainda existe o suficiente para a gravidade criar outras coisas, como os planetas, o terceiro depois do sol será a Terra. Há 4,5 bilhões de anos antes de nós, as primeiras auroras surgem no planeta