ciencias socias
RESENHA CRITICA E DESCRITIVA DE ACORDO COM
JOÃO BOSCO MEDEIROS
ABRIL/GOIÂNIA
SUMÁRIO
Introdução 4
Conclusão 5
Bibliografia do autor 6
Neste texto será apresentada técnica de resenha é a descrição, atendendo capacidade de síntese, objetividade, relativa maturidade intelectual, com o melhor domínio do assunto tratado na obra e, como em todo texto dissertativo, argumentação eficientemente.
A técnica de resenha é a descrição minuciosa de uma obra, que além do resumo, sempre vem acompanhada de uma posição crítica por parte do leitor. A resenha exige do leitor capacidade de síntese, objetividade, relativa maturidade intelectual, domínio do assunto tratado na obra e, como em todo texto dissertativo, argumentação eficientemente. Nesse sentido é a doutrina de João Bosco Medeiros, dispondo que resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas. Para este, resenha é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação.
Para João Bosco Medeiros, na resenha acadêmica crítica, além dos elementos descritivos e narrativos, deve haver os dissertativos, a defesa de um ponto de vista, a apresentação de argumentos e provas. Espera-se, por parte do leitor, um posicionamento do resenhista. Igualmente, o citado autor estabelece que a resenha crítica deve conter: referências bibliográficas; credenciais do autor; resumo da obra (digestão); conclusões do autor (se forem mencionadas); metodologia aplicada pelo autor; quadro de referências do autor; crítica do resenhista (apreciação) e; indicações do resenhista.
A resenha acadêmica descritiva para Fiorin e Platão, apud João Bosco Medeiros, significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descreverem as circunstâncias que o envolvem. Assim, a resenha descritiva apenas