Sei la
1.1 Tema
Força e potência de membros inferiores.
1.2 Eixo Norteador
Atividade Física e Saúde.
1.3 Título
Nível de força de potência de membros inferiores dos alunos do 3º ano do curso de Educação Física Bacharelado noturno da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.
1.4 Delimitação do Tema
Desempenho de membros inferiores conforme o Teste de Corrida de 50m de Força de Potência de Johnson e Nelson (apud MACHADO, 2010) aplicado aos alunos do 3º ano do curso de Educação Física Bacharelado noturno da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, realizado na pista de Atletismo da Universidade, no ano de 2011.
1.5 Justificativa
Esta pesquisa vem com o intuito de apresentar o que o condicionamento físico, biotipo e qualidade de vida de um indivíduo podem ajudar em suas rotinas diárias. Com uma análise comparativa de dados pode-se comparar sexo, pessoas ativas, sedentários ativos e apenas sedentários, para assim observarmos fisiologicamente o estado de cada um. Okuma (apud DOS SANTOS AMORIM, 2002, p. 51) afirma que o organismo humano entra em lento processo de degeneração a partir dos 25 anos de idade; esse processo acarreta a perda gradual da capacidade funcional ocasionando incapacidade para realizar as atividades da vida diária. A qualidade de vida é influenciada por parâmetros individuais e socioambientais. Fatores como hereditariedade, hábitos alimentares e até mesmo atividade física habitual, fazem parte dos parâmetros individuais. Já os socioambientais envolvem questões como moradia, educação, remuneração do trabalho, opções de lazer, assistência médica e o meio ambiente, cita Nahas, 2000 (apud DOS SANTOS AMORIM, 2002, p.51). Comparando a idéia desses dois autores pode-se compreender que há necessidade de uma atividade física planejada e um bom programa de treinamento específico para diferentes indivíduos, levando em consideração sua idade, sexo e biotipo. Por esses e