ciencias sociais
CURSO: ADMININSTRAÇÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
EVERTON MOREIRA MORAES – RA: 406629
FABIANE RORIZ – RA: 425216
GISIA RAFAELA DE LIMA – RA: 421773
GRAZIELLE BRAZ FERREIRA BORGES – RA: 441681
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
TUTOR: BRUNA PEREIRA DE FREITAS
LUZIÂNIA, 2013.
1 – CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Para entender a realidade social é imprescindível o conhecimento de alguns conceitos, tais como cultura, individuo e sociedade, os quais são objetos de estudo da Sociologia e da Antropologia.
De forma simples, define-se cultura como todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro.
O individuo é a pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade, já a sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada.
A obra a construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.
Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo, mas que é vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos homens comuns, formando o conhecimento.
Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, são os aspectos que ele pensa que compõem a realidade.
Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do livro, sintetizaríamos focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da