Ciencias sociais
Etapa 1 – Passo 2
Em geral, a vida particular financeira assimila em todas as formas a vida financeira de uma empresa.
Podemos relacionar alguns pontos exatamente iguais e outros com pequenas diferenças.
Nessas semelhanças, diariamente realizamos investimentos, contraímos dívidas e economizamos para manter em situação positiva os resultados, assim como em um balanço patrimonial.
Controles como planilhas, extratos bancários, provisões de gastos para o mês seguinte são implantados para obtermos sucesso financeiramente, assim como nos fluxos de caixas nas empresas, tentamos controlar da melhor forma possível as contas a pagar e a receber.
Também encontramos diferenças em relação aos fluxos de caixas.
Normalmente, temos apenas um valor fixo para receber, sendo esse o salário mensal, já as empresas possui diversos clientes e para cada cliente um valor diferente a receber. Já nas contas à pagar, tanto nós (Pessoa Física) quanto as empresas podemos ter diversas contas para pagar, o que as diferenciam é que nas empresas além das contas fixas (água, luz, telefone, entre outras semelhantes a de pessoa física) as necessidades de se manterem no mercado é a compra de matéria prima e/ou mercadorias e nós, precisamos nos alimentar, vestir, entre outras coisas, ou seja, as empresas pagam fornecedores e as pessoas físicas pagam lojas, supermercados e similares.
A semelhança maior é no valor que desejamos nos resultados. Pretendemos obter um valor positivo, ou seja, liquidar os débitos e ter valores disponíveis para investimentos ou economia, porém, resultados negativos são frequentemente encarados. Crises acontecem tanto com pessoas jurídica quanto as físicas, e a melhor forma para passarmos essa fase, em ambos os lados, é trabalhar cada vez