Ciencias Politicas
2 Prismas sociológico -> Coletividade -> A traveis da democracia da Democracia ->Por sua vez o estado ->Fenômeno politico
Jurídico ->Conjunto de normas (Legislativo)
Direito Jurisdicionaliza
Começo do seculo XX
Economia -> Questões materiais. -> Como o estado funciona. -> A dinâmica da sociedade.
URV – União de Real Valor
Equilíbrio de poder : E a competitividade, por exemplo : SAMSUNG e a APPLE, a SAMSUNG, tem isso, a APPLE não quer ficar para trás.
Nível de análise de Relações Internacionais -> Qual é o foco de análise em Relações Internacionais? -> Ponto de partida: 1961- David Singer o problema de explicar o comportamento do sistema internacional em termos de comportamento do Estado. Nível de Análise Micro -----> Macro *indivíduos -> órgãos governamentais -> Estados -> OIGs -> ONGs -> atores não estatais.
Atores X Nível de Análise ---> Protagonista ---> Foco de Explicação
*Tradição das Relações Internacionais : Estado Como ator fundamental -> Questões da Soberania Legítima -> Referência Paz de Nestphelia
*Paradigma dos Relações Internacionais : *Realizado *Pluralismo -> Atores não estatais. *Globalismo -> Enfase na estrutura / Conflito internacional.
Realismo
1. Estados como principais atores das Relações Internacionais -> Unidade básica da análise. -> A influencia dos atores não estatais é indireta.
2. Os estudos são atores unitários. ->Representam a voz de seu governo.
3. Os Estados são essencialmente atores racionais. -> A politica externa é construída levando em conta alternativas custo e benefício.
4. Hierarquia entre os