Ciencias Politicas
Aparecida de Goiânia-GO
2013
O que cidadania e cidadão tem em comum? O que é ser cidadão? Cidadania não é apenas ter o direito de votar, o nome cidadania abre um espaço muito maior do que o ‘’ PODER DO VOTO ’’ . ‘’ a cidadania é o vínculo jurídico-político que une as pessoas ao Estado’’, ser cidadão é fazer parte do Estado é participar de assuntos públicos do Estado inclusive da política, através da participação a pessoa expressa sua cidadania.
O cidadão tem direitos e deveres dentro do Estado entre esses direitos e deveres está o de participar da política. É fato que a pessoa pode escolher entre participar ou não do jogo político, porém, é uma participação fundamental do cidadão o voto constitui a própria essência da cidadania. Uma das maneiras de se definir a cidadania é justamente pela posse de direitos e deveres. É comum falar que o homem é cidadão pela sua posse de direitos e deveres dentro do Estado. Ainda assim a cidadania vai muito além do que o Estado fala sobre os direitos e deveres previstos nas leis. Mais é claro que sem eles, as pessoas ficam sem condições de exercer a cidadania de uma forma plena. Quanto menos direito a pessoa tem dentro do Estado mais restrita é sua cidadania. NA época do império era algo mais restrito pois só podia votar quem tinha um certo nível de escolaridade e só quem teve acesso à escola e a um emprego era cidadão ativo.
Primeiros tem que ser entendido o direito. Tal como os entendemos atualmente, começaram a adquirir formas e conteúdo entre o século 16 e 17, com grandes pensadores que conseguiram elaborar e desenvolver o direito natural, o direito que se referiam a condição do homem. Então o direito natural não é criador por Estado ou Homens eles se originam da própria condição natural do ser humano. Um exemplo é o direito à vida, o direito natural formaram base daquilo que passou a ser chamado de direito do homem. Foi nesse momento que o direito