Ciencias naturais
Disciplina – Conteúdos e Metodologias de Ciências Naturais
“Este desenvolvimento do ser humano, que se desenrola desde o nascimento até a morte, é um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, a relação com o outro. Neste sentido, a educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem as da maturação contínua da personalidade (...)” (DELORS, 1988, p.82)
O início da educação brasileira foi promovida pelos jesuítas, porém estes rejeitavam as ciências naturais, preferiam o ensino humanista e abstrato voltado para fé.
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil (período Pombalino), a educação ficou muito precária, reduzindo-se à quase nada. A educação primária tornou-se gratuita com a promulgação da 1ª Constituição. Neste período, o ensino religioso que era obrigatório, passou a ser obrigação somente da família.
Nesta mesma época o ensino de ciências passou a ser obrigatório nas séries iniciais, contribuindo assim, para o desenvolvimento intelectual da criança. Eram da seguinte forma: professor transmitia e o aluno repetia, não se acreditava na construção do conhecimento e sim, que o conhecimento era transmitido.
Nos dias atuais é cobrado dos alunos criatividade, dinamismo, porém não lhes aplicam atividades e não há oportunidade para que isto ocorra. A escola por ter grande importância na formação do individuo precisa rever seu papel. Alguns valores históricos apresentados não podem ser mantidos.
É preciso que a educação conscientize o cidadão sobre suas responsabilidades e deveres na busca da solução para vários problemas.
Para que se alcance tais objetivos é necessário que se reformule o ensino de ciências. Isso também exige na mudança de postura do professor, que deverá inserir em suas aulas, situações em que os alunos, dialoguem, debatam... Os problemas diários, sociais, precisam estar em alta.
Não se deve deixar os conteúdos de lado, mas