Trabalho
O grupo de Hortifrutigranjeiros ficou mais pesado no bolso do consumidor, com a alta de 29,19% a batata virou o inimigo numero um no orçamento doméstico, o fruto que chegou aos mercados com um preço absurdo, já está mais acessível, já que ouve uma queda de 16,23% nos últimos sete dias. O quilo da batata já pode ser encontrado por R$ 5,73 centavos, em média, já chegou a custar (R$ 15,00 reais) o quilo. Os especialistas explicam que os altos preços, são reflexos das chuvas que dificultam a retirada do alimento da terra, isso reflete no nosso bolso, outro fator decisivo para o preço subir tanto é que o consumidor não abre mão do produto na mesa, Arroz, feijão, bife, batata frita e salada de alface e tomate compõem o prato ideal para a maioria dos brasileiros. Se os brasileiros deixarem de comprar batata, os produtores serão forçados a baixarem os preços para que possam obter lucros, se ninguém comprar batata, o estoque irá estragar, assim perdendo toda a colheita, com isso os preços irão cair.
Mas para que o preço continue acessível para os consumidores, os vendedores de venenos de praga, semente-batata e adubos teria que reduzir o valor pedido no mercado, pois cada galão de veneno, saquinho de sementes e pedido de adubo para plantio é caro e acaba se tornando um vilão na historia para os produtores e consumidores.
Para que o consumidor tenha ótimo preço no mercado e para que o grupo de produtores tenha seus devidos lucros, tudo terá que partir do governo brasileiro baixando impostos de plantios, ( batata-semente, adubos, venenos), e com isso terá uma demanda maior, e no mercado ofertas constantes para o