Ciencias do ambiente
Bruno Matias Silva R.A:5549385
Daniel Sebestyen Varea R.A:5782220
Estevan Bispo de Oliveira Neto R.A:5656533
Deivison Diniz de Almeida R.A:5738877
Heitor Iglesias Nicoletti R.A:5525073
Henrique Lopes Alferes R.A:5467090
Guilherme Piovezan R.A:5228570
Profº Maurício Ando - Orientador
Bacharelado em Engenharia Mecatrônica – 1º A
Depto de Engenharia
Resumo
A energia Eólica tem como fundamento a energia cinética nas massas de ar em movimento. Tendo fator principal um dos grandes fenômenos da natureza, o vento. Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra.
Torres eólicas podem ser instaladas em áreas costeiras com maior abundância de ventos ou distantes do litoral, as chamadas off share. Elas são ainda mais produtivas do que os parques instalados em terra, embora esse mercado represente pouco mais de 1% da capacidade mundial da energia eólica.
A exploração da geração de energia eólica, deve levar em conta cuidados ambientais como: evitar ocupar regiões de sítios arqueológicos, dunas e não prejudicar a população local seja ela humana ou animal, e podem ocorrer leves impactos sonoros e alguns impactos visuais. Mas o grande problema é a mortalidade de passáros devido ao choque com as hélices e os geradores que produzem energia.
A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de