O que é economia
O que é economia?
O marco inicial da etapa científica da Teoria Econômica coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas, nos séculos XVIII e XIX. A construção de seu núcleo científico fundamentou-se no enunciado de um apreciável volume de leis econômicas, desenvolvidas a partir das concepções mecanicistas, organicistas e posteriormente humanas, através das quais os economistas procuravam interpretar os principais fenômenos da atividade econômica.
Os economistas do grupo organicista pretendiam que o organismo econômico se comportasse como um órgão vivo. Os problemas de natureza econômica eram expostos numa terminologia retirada da Biologia, tais como órgãos, funções, circulação, fluxos, fisiologia, etc...
Já os mecanicistas pretendiam que as Leis da Economia se comportassem como determinadas leis da Física e a terminologia usada era estática, dinâmica, aceleração, rotação, velocidade, fluidez, força, etc...
Todavia as concepções organicistas e mecanicistas foram ultrapassadas pela concepção humana da Economia, a qual coloca no plano superior os móveis psicológicos da atividade humana. A economia repousa sobre atos humanos e é por excelência uma ciência social.
Economia – é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos (Paul Samuelson).
Problema Econômico: a escassez
Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física – Lei da Escassez , isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos disponíveis a cada sociedade. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens chamados econômicos.
O conceito de escassez deve ser entendido como a situação gerada pela razão de se produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.
O objeto da ciência econômica: é o estudo da escassez. Os problemas econômicos básicos são:
O que produzir?