ciencias do ambiente
-Entupimento de bueiros por conta da poluição. -Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles.
-Outra questão é a ocupação irregular ou desordenada do espaço geográfico. Algumas áreas correspondem ao leito maior de um rio que, esporadicamente, inunda por causas naturais.
-A causa considerada principal para as enchentes é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios.
A prevenção das enchentes pode ser feita das seguintes formas:
-Não jogar lixo na rua.
-Uso de pavimentos mais permeáveis para asfaltos e calçadas.
-Nas margens dos rios, o ideal seria ter faixas cobertas por vegetação. Em casos de transbordamento, a água seria absorvida pelo solo livre de calçamento. -E não só nas margens dos rios, pois quanto maior a vegetação, maior absorção do solo.
Além dos projetos de macro-drenagem, os famosos piscinões, que tem o objetvo da retrada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relatvamente grandes, a nível distrital ou de micro bacia hidrográfica. A falta dessa prátca pode ocasionar enchentes e a permanência de áreas alagadas, propícias à proliferação de mosquitos e impedindo o aproveitamento dos terrenos para a agricultura ou a construção de residências.