ciencias do ambiente
Para solucionar a perda de biodiversidade é preciso que haja corredores ecológicos (ou corredores de biodiversidade), pois eles são destinados à conservação ambiental. É uma rede de áreas protegidas que passam por graus de ocupação humana. Eles são feitos para que haja uma possibilidade de sobrevivência das espécies, do ecossistema e de uma economia local sustentável que respeite os recursos naturais. A principal função do corredor é ligar um trecho de mata a outro trecho, para que uma área protegida não fique isolada e possa se abrir para outros locais e espécies nativas. O projeto de um corredor ecológico permite o trânsito de espécies de fauna e flora entre as matas interligadas. Assim implantando esse corredor ecológico faz com que solucione a perda de biodiversidade e de espécies em uma região importante. Pode ser considerado um sistema de regulamentação.
Questão para reflexão: lagos são sistemas estáveis ou estão passando por sucessão ecológica?
De acordo com a dinâmica dos lagos, pode-se concluir que estes não são sistemas estáveis, pois um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema, o que é diferente do que acontece nos lagos.
Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depressão. A quantidade de água que um lago contém depende do clima regional. As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas de quilómetros. O perfil vertical de temperatura em lagos e reservatórios varia com as estações do ano. Esta variação de temperatura afeta a densidade da água e, em decorrência, a capacidade de mistura e