resenha critica do livro Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho
Déborah Sant’Ana Moreira
Amauri Mascaro Nascimento é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor titular da USP e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado. Atuando, principalmente, com o tema Norma Jurídica Trabalhista. Amauri Mascaro é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Paulista de Direito, bem como, Presidente Honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho. É um Juiz do Trabalho aposentado e possui uma ampla produção bibliográfica na área do Direito com 30 livros e mais de 70 artigos publicados em periódicos.
Sua obra Curso de Direito do Trabalho consiste em um curso completo de direito material, no qual o autor utiliza de sua experiência acadêmica e profissional nas Ciências Jurídicas para relatar a história de avanços e retrocessos do Direito do Trabalho no Brasil e no Mundo e também para apresentar uma série de outros tópicos relacionados com a temática, entre eles: ordenamento jurídico trabalhista; interpretação, integração e aplicação das normas jurídicas; tipos e objetos dos contratos de trabalho, emprego e de formação profissional; e relações coletivas de trabalho.
Contudo, a presente resenha abordará apenas o Capítulo I da referida obra, denominado: “História do direito do trabalho e o direito do trabalho no Brasil”. O capítulo supracitado encontra-se estruturado em quatro parágrafos, são eles: “§1° História do direito do trabalho clássico”; “§2° O período recente”; “§3° O Brasil e o direito do trabalho clássico”; e “§4° O Brasil e o direito do trabalho recente”.
O objetivo geral do Capítulo I é demonstrar o direito, mais especificamente o