ciencias da tecnologia
Quando o individuo escolhe para si o desempenho de uma atividade profissional todos espera que o mesmo esteja imbuído no desempenho desta atividade, porém nem sempre é o que acontece, pois muitas das vezes este individuo entra em choque consigo mesmo, pelo fato de não estar preparado para o desempenho da atividade escolhida, determinado pela má escolha desta atividade ou até por uma necessidade material que tem no momento desta escolha, por isso, devemos nos perguntar sempre: Se a atividade vai me trazer prazer ¿ vale a pena enfrentar esse desafio¿ . Pois temos que ter consciência que do outro lado existem outros indivíduos que esperam qualidade, e ética no desempenho do seu labor.
É necessário que as pessoas tenham sensibilidade na hora da escolha de uma atividade profissional, para que esta atividade se torne prazerosa, pois a escolha da profissão não deve ser apenas uma forma de ganhar a vida.
Sabemos que na maioria das vezes as transgressões éticas ocorrem quando o individuo faz a escolha de uma atividade profissional que não estar de acordo com sua consciência, mas sabemos também há casos de pessoas que achavam não ser vocacionados a uma determinada função e aceleram se deixando apaixonar-se por ela, mas pessoas não podem ser por si aceitando empregos que não estão de acordo com sua capacidade, causando danos as outras.
Um trabalho mal feito pode causar sérios desastres. Mesmo quando se sabe como fazer, se o trabalho não for executado de acordo com este conhecimento, também se comete uma infração ética, ocorrendo, no caso, a negligência, como bem classifica e exemplifica Mardem. Desconhecer, todavia, como realizar a tarefa ou apenas saber fazê-la parcialmente, em face da totalidade do exigível para eficácia, é conduta que fere os preceitos da doutrina da