introdução a sexologia
Professora Esp. Luciana Rodrigues
PRAZO MÁXIMO DE ENTREGA: 08/10
Bruno e Luísa vão se casar daqui à 4 meses. Bruno tem 26 anos de idade, e Luísa 20 anos. Estão muito apaixonados e ansiosos pelo casamento. Os dois procuraram, separadamente, um profissional de sexologia para tirarem algumas dúvidas e medos que estavam incomodando-os. Segue, abaixo, um pouco da história e dos receios de cada um.
LUÍSA
Luísa é virgem. Foi criada em um lar evangélico muito tradicional. É filha única. Os pais jamais falaram para ela sobre sexualidade. Muito pelo contrário: a mãe é bastante conservadora, de forma que a mesma não se permite ter prazer sexual com o marido por acreditar que é pecado, e também passou essa crença para a filha. O pai de Luísa é muito sistemático, tem uma mentalidade tradicional de que a mulher deve apenas se submeter às vontades do homem, sem ter muita iniciativa para o ato sexual e, sutilmente, passou esta crença para a filha.
Luísa sempre cresceu com esses conflitos e dúvidas, e nunca teve coragem de fazer perguntas a ninguém, pois absorveu um pouco da crença de sua mãe de que o prazer sexual feminino é pecado e que ela não deveria ficar buscando informações. Luísa é uma moça muito bonita e, durante a sua adolescência, muitos rapazes olhavam para ela e queriam namorá-la, mas ela era muito tímida e se retraía e, quando queria “dar bola” para algum menino, a mãe a recriminava firmemente, dizendo que uma moça direita não podia sentir certas atrações.
Tudo isso gerou uma inibição sexual em Luísa. Qualquer sensação de desejo sexual que sentia em seu corpo, acreditava que era pecado e reprimia o desejo.
Aos 17 anos, Luísa conheceu Bruno em seu curso de inglês. Luísa logo achou Bruno muito bonito e sentiu uma forte atração por ele. Bruno também achou Luísa muito bonita e começou a se aproximar dela. Luísa teve resistências, no início, com a aproximação de Bruno (por causa de todas as suas crenças), mas,