ciencia
Levando em consideraçao o conceito de resiliência como um conjunto de fatores como: a administração de emoções, controle dos impulosos, otimismo e entre outros, sendo estes capacidades do indivíduo. Tais fatores propiciam ao individuo maior desenvoltura quando este enfrenta algum problema em seu meio profissional ou quando necessita tomar decisões.
Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade.
Esta afirmação reforça a relação entre a resiliência e o sucesso do individuo quanto a sua carreira profissional, uma vez que para que o mesmo consiga a tão almejada realização profissional, é muitas vezes necessário muito controle frente as adversidades que o mesmo irá encontrar no mercado e trabalho.
Fatores como a empatia que , segundo Jobs(2003) , compõe o quinto fator da resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos), podem ser relacionados com a capacidade do individuo de progredir no âmbito profissional, uma vez que se por no lugar do outro é uma característica muito apreciada e positiva.
O otimismo é certamente algo importante para quem almeja o sucesso na carreira, este fator, ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.
HUMANISMO
Durante o Renascimento, a filosofia tomou outros rumos e o mais importante deles foi o Humanismo. Trata-se de um conjunto de ideias que valorizam as ações humanas e valores morais (justiça, respeito, honra,