projeto fundaçao casa
A Função do Docente na Unidade Fundação Casa e sua importância no atendimento aos adolescentes com medida sócios- educativa têm como concepção diagnosticar as dificuldades e elaborar um planejamento que atenda as reais necessidades dos mesmos.
Acredito que o menor não é criminoso “in Totum”, é resultado de abandono, de falta de educação, de desintegração da família nuclear, de miséria e sobrevivência em todos os sentidos.
É a violência que se traduz num crime, que exige castigo, que equivale a pena, primordialmente a prisão, “a poção mágica”, para solucionar os problemas da violência.
Este tem sido um engano cultivado há muitos anos, discursos de uma camada dominante e a quem interessa continuar cultivando.
Toda medida sócio-educativa alem de ter o envolvimento direto do docente visa buscar o resgate da cidadania, bem como encaminhar às famílias a rede de proteção social, trazendo mudanças decisivas na realidade familiar comunitária e social.
Como docente pedagógica e psicopedagogica entendo que o adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa deve ter como priori :a regeneração, a educação do mesmo, torna-lo útil a sociedade e a si próprio, o regaste de sua autoestima, conscientiza-lo de seus atos infracionais ou seja uma política assistencial.As mesmas que estão nos artigos 112 a 130 no estatuto da Criança e Adolescente que é aplicado aos menores de 18 anos , que no primeiro momento é afastado da sociedade para que o mesmo tenha oportunidade de se reavaliar e se recuperar preparando-se novamente para a vida e num segundo momento, sua ressocialização.
O objetivo é desenvolver dentro da unidade Fundação Casa um trabalho com os adolescentes que proporcione espaços para diálogos,investigação, reflexão e desenvolvimento de pensamento critico, valorizando o desenvolvimento de cada um e do coletivo, oportunizar a construção da autonomia,de cooperação,e fomentar a construção de valores éticos,afetivos , espirituais e o