india
Relevo: Planalto do Decã (sul); planície ao longo do rio Ganges; Cordilheira do Himalaia (norte)
Principais recursos naturais: carvão mineral, minério de ferro, bauxita, manganês, gás natural e petróleo. Caxemira
A Caxemira é uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão e que possuía na época da independência da Índia uma posição vantajosa, pois ficava bem próxima da região do Tadjiquistão, então parte da União Soviética.
Os conflitos pela região da Caxemira, ou a questão da Caxemira, se iniciaram no final da colonização britânica, em 1947 logo após a II Guerra, quando todo o subcontinente indiano que até então era dominado pela Inglaterra, foi dividido em dois países, a Índia e o Paquistão.
A divisão se deu através da união das regiões de maioria muçulmana constituindo o Paquistão e das regiões de maioria hindu constituindo a Índia.
Os hindus e os muçulmanos nunca se entenderam muito bem. Para os adeptos do hinduísmo ou do islamismo não se trata apenas de religião, são modos de vida diferentes, visões de mundo diferentes.
Região hindu é Politeísta e viviam em uma sociedade de castas, onde não havia igualdade entre os indivíduos, já na região islâmica, acreditam em um único deus e todos os homens são iguais perante Deus.
Quando da época da independência da Índia, o líder religioso Mahatma Gandhi (hindu) conduziu milhares de pessoas em uma manifestação pacífica contra a dominação britânica pregando seu sonho de constituir um país único e independente onde todas as etnias e religiões pudessem viver igualmente. Mas, o sucesso do partido criado por ele (Congresso Nacional Indiano) despertou nos muçulmanos, o medo de que os hindus, liderados por Gandhi, constituíssem um estado governado pela sua religião onde eles fossem perseguidos. Nesse contexto, surgiu a Liga Muçulmana para lutar pela divisão da região em dois estados, sendo