ciencia
R: A ciência busca uma formula, ela é empírica, experimental e metódica. Já a filosofia não possui essas limitações. Para se filosofar não é necessário nenhum experimento ou método, utiliza-se somente uma linha racional, lógica.
19 – Faça distinção entre ciência e senso comum.
R: Ciência trata-se do conhecimento adquirido através de um método científico, que exige uma dose de penetração, de análise, experimentação e organização.
O Senso Comum é o conhecimento adquirido através do empirismo, por imagens e sensações. Caracterizado pelo desinteresse na busca de explicações e justificativas.
20 – Qual é a função da filosofia da ciência quanto ao seu trabalho de investigação.
R: Ela deve induzir princípios explanatórios (de explicar) sobre os fenômenos a serem investigados, para então deduzir afirmações sobre os fenômenos observados na natureza.
21 – Em que sentido podemos dizer e sustentar que a ciência não tem sentido pronto, acabado e imutável.
R: A ciência busca o conhecimento no coletivo, e não no individual. Sendo assim, ela sempre estará mudando, pois estamos sempre descobrindo e provando novas teorias, que se provadas no coletivo, substituem as antigas.
22 – O conhecimento foi o principal responsável pela implosão do poder católico durante toda a idade média. Que consequências políticas e sociais a revolução cientifica provou no inicio da modernidade?
R: A filosofia voltava-se para o corpo humano, bem como a estética, através do Iluminismo.
Como naquela época o rei era Rei pela vontade de Deus, a nova filosofia abria espaço para contestar essa posição monarca. A preocupação com a dimensão da vida prática, relacionada com experiências sensíveis, tornava-se uma forma de reagir contra as classes que oprimiam o crescimento da