tecnologia da informação
Oque São?
Sistemas especialistas são aqueles capazes de solucionar um problema de maneira similar a um especialista humano em determinada área do conhecimento. É de suma importância o desenvolvimento e aplicação de sistemas deste gênero nas mais variadas áreas do conhecimento humano, a fim de ampliar e difundir as teorias e conhecimentos adquiridos pelo especialista humano na prática de seu dia a dia, que serão repassadas e aprimoradas através do sistema. Este trabalho aborda as definições primordiais deste tipo de aplicação da inteligência artificial, bem como cita alguns exemplos de aplicações destes nas mais variadas áreas do conhecimento humano.
Sistema Especialista se divide em duas palavras, que são Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação" e Especialista - "Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo. Conhecedor, perito", sendo uma classe de programa de computador desenvolvido de Inteligência artificial durante os anos 1970 e aplicado comercialmente durante os anos 1980. Em síntese, são programas constituídos por uma série de regras (às vezes também heurísticas) que analisam informações (normalmente fornecidas pelo usuário do sistema) sobre uma classe específica de problema (ou domínio de problema).
Um sistema especialista (SE) é desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e "alimentado".
Um sistema especialista é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Um SE irá possuir uma base de conhecimento formada de fatos e regras sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer sugestões e conselhos aos usuários.
Sistemas Multi-Especialistas são uma tendência moderna, visto que