trabalho de cativaçao
Fenômeno de Transportes
FENÔMENO DE CATIVAÇÃO
Aluno: Igor Almeida Lapa
Prof: Rubens
Fenômeno de Cativação:
Fenômeno que consiste na formação de bolhas de vapor que ocorre no interior de sistemas hidráulicos.
A formação de cavidades (bolsas) de vapor de agua ou outros gases, no seio de um fluido em movimento. Fenômeno normalmente associado a instalações de bombagem. No interior de uma bomba centrifuga, quando o fluido se escoa na conduta de aspiração e entra no interior da bomba a velocidade de escoamento aumento significativamente o que provoca uma diminuição proporcional da pressão.
Se a pressão desce para valores inferiores a tensão de vaporização correspondente a temperatura do liquido este vaporiza-se e a corrente de escoamento para zonas de pressões elevadas , estas cavidades ou bolsas desaparecem. Este desaparecimento é normalmente acompanhado por uma forte elevação de temperatura e de ruído. Se o fenômeno de cavitação ocorrente é fraco poderá verificar-se apenas um abaixamento do rendimento da bomba: se por outro lado a cativação é expressiva, poderá verificar-se a quebra do próprio impulsor e outras partes da bomba.
Sintomas da Cativação:
- Ruído característico: A cavitação produz um ruído semelhante à de grãos de areia ou bolas de gude
- Vibrações característica: O colapso produz excitações denominadas aleatórias, que se caracterizam por excitar frequências naturais (ressonâncias).
- Alterações na performance: Dependendo da intensidade pode-se observar variações na pressão de descarga, visto pela oscilação do Manômetro, perdendo até mesmo a vazão
- Oscilações nas indicações da Corrente: É uma consequência direta das alterações na performase, tendo em vista que a potência consumida é função da Pressão e da Vazão, que variam em uma condição de cavitação.
Características de uma bomba em cavitação:
- queda do rendimento.
- aumento da potência de eixo – bomba.
- queda de potência do eixo –