Atividade introdução ao serviço social Teoria Endogena e Historico Critica
A legitimidade do Serviço Social radica na especificidade da sua pratica profissional, considerando a profissão como uma forma de ajuda profissionalizante, sua legitimação derivaria dos elementos diferenciadores tanto das outras formas de ajuda quanto das outras profissões, ou seja sua especificidade. A estratégia profissional de legitimação é montar uma barreira interprofissional, sob o acordo de cada profissão não invadir o espaço especifico dos outros.
2. Qual seria a especificidade do serviço social apontada pela tese endogenista?
Entende-se como específico do Serviço Social a prestação de serviços direcionados aos setores mais empobrecidos e carentes da população, também seria especifica sua pesquisa social, a qual aparece como orientada para ação, contrariamente as demais disciplinas sociais. Define-se, da mesma maneira, a metodologia como especifica, os objetivos profissionais como específicos, os objetos de intervenção como específicos, de igual forma encontra-se um sujeito especifico próprio do Serviço Social: os pobres, os carentes, ou, na melhor das hipóteses, os assistidos pelas politicas sociais onde trabalham esses profissionais.
3.De acordo com o autor, quais as "grandes ilusões" da tese endogenista sobre a legitimação profissional?
Uma das ilusões mais problemáticas sobre essas especificidades refere-se a suposta exclusividade dos tradicionais campos de intervenção profissional : saúde, trabalho, criança e adolescente, família. Pensa-se que uma profissão pode se constituir pela intervenção nas áreas onde atuava no momento em que foi criada, pensa-se portanto que as refrações da questão social existente num dado período do desenvolvimento do capitalismo são as mesmas no futuro: esta visão congela o desenvolvimento social, econômico e politico e leva á consideração ou á interpretação dos problemas sociais como disfunções, desajustes que mantêm as mesmas