Contemporaneadade
CURSO DE sERVIÇO SOCIAL
vania janice ferreira
qual a função do serviço social na contemporaneidade?
Tupanciretã
2015
vania janice ferreira
qual a função do serviço social na contemporaneidade?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Gestão Social, Terceiro setor, Oficina de Formação, Pesquisa Social e TCC.
Orientadores: Prof° Maria Angela Santini, Paulo Sergio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon.
Tupanciretã
2015
1. SUMÁRIO
Introdução ____________________________4 Desenvolvimento _______________________5
Conclusão _____________________________8
Bibliografia ____________________________9
.Introdução
O Serviço Social tem sua origem baseada em duas perspectivas que segundo Montano (2009) é a Endogenista ou Evolucionista e a Histórico-crítica. De acordo com a perspectivaEndogenista o Serviço Social surgiu da evolução, organização e profissionalização das antigas formas de ajuda como caridade e a filantropia, para os que defendem essa teoria o Serviço Social tem seus antecedentes em qualquer forma anterior de ajuda.
Ao contrário dessa teoria, considerada tradicional, a Histórica-crítica defende a origem do Serviço social baseada nos projetos político-econômicos que operam no desenvolvimento histórico. Enquanto que para os endogenistas o serviço social se finda em si mesmo, para os defensores da teoria histórica acreditam que o papel do Serviço social é claramente político e que sua função não se explica por si mesma como podemos perceber nas palavras de Montano: Assim visto, o Serviço Social tem um papel a cumprir dentro da ordem social e econômica - como uma engrenagem da divisão sociotécnica do trabalho -, na prestação de serviços: ao assistente social lhe é demandado (e isso foi criada a profissão) participar na reprodução tanto de trabalho, das relações sociais, quanto da ideologia