Comércio Eletrônico
FACULDADE SUMARÉ
MARKETING ELETRÔNICO E COMÉRCIO ELETRÔNICO
SÃO PAULO - SP
2014
Introdução
Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de aperfeiçoar a produção, comercialização e distribuição dos seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos, para competir no mercado globalizado. E o comércio eletrônico é uma forma de fazer negócio através do computador.
Comércio eletrônico O comércio eletrônico é a transação realizada por meio eletrônico de dados, normalmente internet. Situação em que a empresa vendedora cria um site, que funciona como uma vitrine virtual, para comercialização de seus produtos e os expõe para oferta. Da mesma maneira em que funciona em uma loja tradicional, só que para o cliente conhecer o que estão comprando deve disponibilizar imagens, descrição técnica, preço e formas de pagamento. De outro lado, o consumidor acessa os diversos portais em busca de produtos que atendam suas necessidades. Muitas áreas da economia mundial estão ligadas e se adaptando ao e-commerce. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Dentro do conceito de comércio eletrônico ainda estão envolvidos a pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.
As vendas deste sistema podem ser feitas de duas maneiras: B2B (Business-to-business: venda de empresa para empresa), ou B2C (Business-to-consumer: venda da empresa para consumidor final). Qualquer loja de produtos online pode ser um exemplo de e-commerce.
Vantagens:
A sua rede de negócio está disponível sempre, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Divulgação mais rápida e eficaz de novos produtos ou promoções.
Você não precisa alugar uma loja física e nem investir em segurança, decoração etc.
Fácil acesso a novos mercados e clientes, com investimento reduzido.
Possibilidade de desconto maior no produto, tendo