politicas sociais
APS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Campinas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil da Universidade Paulista UNIP para a disciplina APS.
Prof. Eder Moreira
Campinas
2014
Sumário
Introdução Políticas sociais vêm e vão ao longo dos anos. Para cada momento social somos bombardeados de programas sociais, desculpas, reformas que beneficiam uns e deixam outros à mercê da ajuda que pode nunca vir de quem realmente pode ajudar: as classes mais privilegiadas.
Desde tempos remotos somos manipulados, enganados e submetidos à situações humilhantes e precárias por conta do capitalismo e de seus mais fortes defensores. Hoje, reconhecemos alguns de nossos direitos, mas nem sempre podemos usufruir de todos eles. Campanhas defendem fortemente que somos iguais e uma democracia utópica diz que vivemos de forma justa, ás vezes dizem até que vivemos bem e não nos falta nada.
A partir de alguns momentos importantes da história a classe dominada passou a ter certos direitos que, teoricamente são benéficos e outros que realmente os são. Mas alguns desses direitos servem apenas para mascarar e acalmar a maioria, enquanto a minoria ainda domina, mas encontra argumentos para contrapor o da realidade.
Neste trabalho, baseado na leitura do livro “O que é política social” de Vicente de Paula Faleiros, tentaremos explicar como funcionam as políticas sociais, quais são os benefícios trazidos por elas e também as várias facetas que essas políticas têm em cada momento histórico no Brasil e no mundo, as contribuições de países mais desenvolvidos economicamente, tanto positivas quanto negativas também serão citadas. Assim, poderemos fazer uma comparação entre passado e presente.
A realidade é, então, bem diferente do que deveria ser. Temos os direitos garantidos, porém, com pequenas restrições. Os mais privilegiados