Ciencia
O consumo atinge recordes em todo o mundo, após o advento do capitalismo consumir se tornou a palavra de ordem determinante na sociedade, seja pelo status, pelo poder ou pelo simples desejo de comprar.
Um indivíduo ao comprar, pagar e consumir um produto passa por um processo que envolve várias situações, como influências externas e internas, papéis de compra, necessidades, pois cada indivíduo age diferente do outro e por isso também se torna um consumidor diferente.
Diversos fatores podem influenciar a compra; como a necessidade, a moda, o capital, e entre tantos fatores aborda-se neste trabalho a influência que o estilo musical rock tem no consumo de vários produtos de diferentes seguimentos.
A relevância desse tema se dá principalmente pelo grande mercado que esse setor movimenta, tanto em produtos quanto no mercado fonográfico que levanta milhões de reais em festivais com shows de estrelas do rock nacionais e internacionais. Este artigo tem como problemática saber o porquê dos consumidores escolherem produtos relacionados ao rock para consumir.
A escolha pelo tema aqui apresentado parte do interesse pelo estilo musical, e pela curiosidade, enquanto pesquisa, de entender o que leva as pessoas que unidas pelo mesmo gosto musical fazem dele muito mais que um simples hobby, mas um estilo de vida, que determina suas amizades, os locais a serem frequentados, os interesses sociais e todo o tipo de consumo como artigos de fonografia, vestuário, calçados e acessórios, maquiagem, skate entre outros.
O objetivo geral abordado é mostrar como o rock influencia o consumo de diversos produtos, e os específicos são analisar como esses consumidores fazem suas escolhas de compra, verificar a razão desta escolha e qual o diferencial nas compras.
2 CONSUMO
Como afirma Nunes (2009, p.1): "O termo consumo designa o ato econômico que permite concretizar a satisfação de determinada necessidade através da utilização de determinado bem."
A aquisição