Clima e intemperismo
Clima e Intemperismo
Oque é:
O intemperismo, também chamado de meteorização, é um agente exógeno/externo, no qual ocorrem as alterações físicas – com a desagregação - e químicas– com adecomposição – que as rochas sofrem ao aflorarem na superfície da Terra. É a partir dele que forma-se, por exemplo, o regolito, que é o conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, osolo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica - consequentemente, ao intemperismo biológico -, fundamental à prática agrícola e, portanto, àsobrevivência do ser humano.
Fatores que controlam o Intemperismo:
Clima
Determina a distribuição sazonal das chuvas, e a água é o principal agente transportador dos produtos do intemperismo, e asvariações de temperatura, que contribuem para a fragmentação das rochas, através da alternância de períodos de dilatação com períodos de contração. Quanto maior a disponibilidade de água e quanto maisfrequente for sua renovação, mais completas serão as reações químicas do intemperismo. Quanto à temperatura, para cada 10 ºC de elevação há um aumento de duas a três vezes na velocidade das reações química. Isso explica por que o intemperismo é mais intenso nos trópicos.
Intemperismo Químico:
Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões