Ciencia e tecnologia
O que é o PHP
PHP é o acrônimo para Hypertext Preprocessor, algo como pré-processador de hiper texto, uma linguagem de programação muito utilizada principalmente para o desenvolvimento web. Apesar de ter a versão PHP-GTK para ambiente desktop. No decorrer de nosso aprendizado focaremos no PHP para desenvolvimento web.
O PHP é gratuito?
Sim! Para começar o PHP é open source, ou seja, código fonte aberto. Assim para obter o PHP a única coisa que deve fazer é entrar no site do PHP e fazer o download da versão mais nova. Pois com a versão mais recente terá novas funcionalidades além de possíveis bugs terem sido corrigidos.
PHP e o HTML
Uma pagina em PHP normalmente possui a extensão .php(dependendo da configuração do servidor Web). No entanto nestas páginas com a extensão .php pode ser inserido normalmente o código HTML que você já esta acostumado a desenvolver. E funcionara da seguinte maneira, sempre que o servidor receber páginas com a extensão .php ele saberá que a linguagem de programação na página, interpretando HTML, e ao encontrar código PHP interpretar os mesmos, ou vice versa e mais de uma vez pois não importa a quantidade de vezes que você altera entre código HTML e PHP e se você inicia o código com um ou com outro. Resumindo podemos escrever HTML e PHP em um arquivo .php que tudo será interpretado corretamente.
O PHP, o Server-side e o Client-side
Client-side
É tudo processado no lado do cliente. O client-side é interpretado diretamente pelo browser (navegador) do usuário. Sendo assim ao acessar uma página web o HTML, CSS e JavaScript são interpretados todos pelo navegador sem intervenção nenhuma de um servidor. Por isso podemos exibir o código fonte em nosso browser e visualizar o HTML, CSS e o JavaScript.
Server-side
O oposto do client-side. Aqui as informações são processadas por um servidor web que interpretara e retornará o resultado que será exibido no browser. Sendo assim não é possível visualizar o código de uma