Acessibilidade e inclusão social
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II
ACESSIBULIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
AS MELHORES CABEÇAS
Integrantes:
ALANE NASCIMENTO SANTOS
ALBA CRISTINA DA SILVA MENDONÇA
MARIA SALETE DIONIZIO CARNEIRO
Professores Avaliadores:
ADÃO ROCHA REGO
Nota: 7,10
Cidade: Maceió
Data: 08/2011
TÍTULO/TEMA
Educação é direito de todo: Acessibilidade e inclusão social em escolas
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
RESUMO
Em nosso país grande parte da população possui algum tipo de deficiência. Muitos jovens com deficiência física não podem viver em condições de dignidade devido a obstáculos e barreiras arquitetônicas presentes no meio urbano e escolar. Ainda que a legislação recomende seu atendimento, sabemos que grande parcela da população se encontra excluída e segregada, não recebendo atendimento adequado para que ocorra a inclusão na sociedade. É preciso criar oportunidades para que um deficiente se insira na sociedade de forma igualitária e possa exercer sua cidadania com dignidade. A pesquisa a seguir tem a finalidade de abordar a importância da acessibilidade aos portadores de deficiência física, bem como identificar a acessibilidade presente nas escolas.
Palavras-chave: deficiência física, acessibilidade e inclusão.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Em nossa pesquisa iremos fazer um breve histórico sobre a questão da Acessibilidade e Inclusão Social nas Escolas brasileiras, buscando dados em fontes como IBGE e outros.
Milhões de brasileiros não saem de casa porque não podem circular sem a ajuda de algum parente ou amigo. Segundo estimativas da ONU, para os países em estágio de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, 10% da população, ou seja, aproximadamente 15 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência.
Conforme os dados do IBGE, estabelecidos através do Censo de 2000, 24,6 milhões de pessoas