ciencia e pesquisa
Campus Virtual
Avaliação a Distância Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Engenharia de Produção
Professor: Alexandre de Medeiros Motta
Nome do aluno: Graciela Nario Hoizman
Data: 19/09/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto. Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos) Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2013.
O objeto de estudo é a situação nas quais os presos se encontram, a superlotação das carcéis.
Existem duas maneiras de o sujeito se apropriar do conhecimento. No caso da superlotação da carcel, o sujeito (presidiário) se apropria do conhecimento da forma direta da realidade. Ele vivencia a situação e conclui que não há espacio suficiente para o número de indivíduos nesse local. Mesmo os presidiários não possuindo muitos estudos, eles percebem através do senso comum que a situação não é humana.
Os habitantes da cidade de Paraná, por